quinta-feira, 9 de março de 2017



O Poder do Silêncio

            A vida moderna é um grande desafio para àqueles que desejam ouvir o som dos seus próprios corações. Vivemos no agito das nossas agendas, na correria em atender as demandas da vida, isto, enquanto pais ou mães de família, trabalhadores, estudantes, comprometimentos que acarretam estresses, angústias, esvaziamentos nas relações, etc.
            Parar? Jamais! Na modernidade, lutamos contra o tempo, buscando estar em vários lugares ao mesmo tempo, seja fisicamente, seja virtualmente, abrindo mão do “toque”, do olhar nos olhos, pela frieza da informática, traduzida pela tela do computador e, principalmente, do aparelho celular.
            Nesta semana, por questões de saúde, fui forçado a parar... Então... Descobri que o mundo continuava a girar, mesmo na minha ausência! Com intensa dor e, naturalmente, falta de sono, por duas ou três noites, da janela da sala de casa, enquanto todos dormiam, descansando de mais um dia intenso, eu me vi cercado pelo silêncio... E como ele faz bem a alma...
            O silêncio nos faz refletir sobre o essencial e o banal; como visto no início do texto, abre o caminho por onde, outra vez, ouvimos o nosso coração bater, o nosso homem interior “gritar”, como se indagasse: “Para onde estamos caminhando?” Então... Deixamos de ouvir as “vozes” externas e passamos a ouvir a nossa voz, como também, a voz de Deus...
            Segundo o salmista, “aquietai-vos...” (Sl 46:10)  O silêncio nos leva pra perto de nós, nos possibilita uma viagem introspectiva, isto é, examinamos os nossos sentimentos, avançamos na busca por maturidade e respostas que não estão do lado de fora, mas, dentro de cada um de nós. Assim como Jesus pelos montes, fiquemos em silêncio na presença do Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário