quinta-feira, 7 de dezembro de 2017


Todo dia é dia da Bíblia!

            No segundo domingo de dezembro, enquanto cristãos, celebramos o Dia da Bíblia. Criado na Inglaterra em 1549, a pedido do Bispo Cranmer, como um pedido de orações pelo então Rei Eduardo VI, oficialmente, esta data passou a ser celebrada no Brasil em 1850, quando os primeiros missionários aqui chegaram vindos da Europa e dos EUA.   
            Segundo a história, em solo brasileiro, a primeira manifestação pública em alusão ao Dia da Bíblia, ocorreu na cerimônia de fundação da Sociedade Bíblica do Brasil, isto em 1948, aos pés do monumento do Ipiranga em São Paulo.  Eram tempos de intensa perseguição... Ler a Bíblia em praça pública exigia coragem!
            A Bíblia é um livro singular! Esta coletânea de 66 livros, sendo 39 pertencentes ao Antigo e 27 ao Novo Testamento, foi escrita ao longo de cerca de 1500 anos pelas mãos de 40 autores diferentes. A Bíblia sobreviveu aos inúmeros ataques a ela promovidos, aos incêndios nas praças pelas mãos de seus opositores. Sim! ELA é a viva palavra de Deus!
            Quando proibida sua leitura, apenas os clérigos a manuseavam. Porém, com a explosão da Reforma Protestante no Séc.XV, em meio ao advento da imprensa de Gutemberg, a mensagem das escrituras finalmente chegava as mãos do povo, isto em vários idiomas. Em Portugal e no Brasil, coube a João Ferreira de Almeida dedicar sua vida a tradução bíblica.
                Hoje, a Bíblia Sagrada continua em nossas mãos. Agora, na era da tecnologia, não apenas em forma impressa, mas também nas plataformas virtuais e digitais, isto é, em áudio, vídeo, nos tabletes, nos celulares e na internet. Sim... Todo dia é dia de ler e ouvir a mensagem da Bíblia! Enquanto houver mundo... O meio mais seguro de conhecer a Deus! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário